Além do sono um bom café da manhã recupera as energias
Não há dúvidas de que a principal maneira de manter o pique para encarar o corre-corre do dia-a-dia é garantir um sono de qualidade. Mas, para vencer de vez o cansaço, é preciso rever um hábito que alcança a maioria da população, pular o café da manhã.
De modo geral, dietas monótonas, restritivas ou extremamente pesadas impulsionam a sensação de fadiga. “Não variar os alimentos causa deficiências nutricionais importantes, principalmente de vitaminas e minerais. Já fechar a boca de maneira drástica, afeta as funções mais básicas do organismo. No outro lado da balança, comer sem limites, principalmente de manhã promove o ganho de peso e algumas vezes complicações de saúde.
O ideal é se alimentar priorizando frutas e legumes evitando longos períodos de jejum como aqueles que fazemos naturalmente durante o período em que dormimos, pois interfere demais na nossa capacidade de raciocínio e produtividade. Por isso, após acordar, o organismo necessita de um gás para funcionar bem durante todo o dia e o café da manhã é essencial neste período do dia e é considerada a principal refeição para evitar a fadiga e a falta de concentração. Investir nesse momento ainda traz um ganho indireto: evitar exageros no almoço, situação que favorece a exaustão.
Mas quem está pensando que o café da manhã para recuperar as energias tem que ser um banquete está enganado, uma porção de fruta, uma porção de pão e uma xícara de café é uma boa pedida para se começar o dia com o pé direito e aqueles que não são muito fã de café pode substituir a bebida por um copo de suco ou um copo de leite da preferência.