A primavera oficialmente chegou! Conhecida popularmente como estação das flores, essa estação é a mais colorida do ano, porém não apenas pelas flores, mas também por ser o período de várias frutas que são ricas em fibras, minerais e antioxidantes, fazem bem ao corpo e ao mesmo tempo são deliciosas.
A vantagem de consumir frutas desta época é que elas não precisam de tantos aditivos químicos para impulsionar seu crescimento, pois as condições climáticas já são suficientes para propiciar seu desenvolvimento e maturação, sendo assim mais saudáveis. Para garantir a economia na hora da compra opte por elas, pois como a safra está em alta existe uma grande abundância no mercado, o que torna seus preços menores.
Acerola
Rica em vitamina A, B1, B2, C, cálcio, fósforo e ferro. A ingestão de apenas 3 unidades por dia é satisfatória para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. É também muito indicada como auxilio ao tratamento de gripes e resfriados.
Ameixa
Seja vermelha, amarela ou roxa, tem ação antiviral e antibacteriana e possui boa fonte de fibra, como celulose e pectina. Já a versão seca é rica em vitamina A e oferece alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio e ferro.
Maçã
Controla o ritmo intestinal, contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina. Com baixa quantidade de calorias, a maçã é rica em fibras solúveis.
Banana Nanica/Prata
A fruta é rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. A banana atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.
Uva
Rica em carboidratos possui pró-antocianidinas nas cascas e sementes, um antioxidante potente, adstringente e excelente para ação cardiovascular. Tem grande quantidade de flavonoides, que aumentam o colesterol bom (HDL) e ajuda na circulação, também previne danos às artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Morango
Diurético, antirreumático, alcalinizante, tem propriedades que auxiliam a digestão e o bom funcionamento do intestino. Contém betacaroteno, vitaminas A, B5, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio e sódio. É muito indicado para o tratamento da anemia e é fonte de vitamina C.
Amora
Rica em vitaminas A, B e C. Possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antissépticas, digestiva, anti-hemorrágica e anticancerígena. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e muitas outras vitaminas.
Jabuticaba
Sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, vitamina C, E, ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.
Framboesa
Cheia de sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas A, C, B1 (tiamina), B5 (niacina) e fibras. A framboesa auxilia no equilíbrio da pressão arterial, previne diversos tipos de câncer e é rica em fibras.