Todos sabemos o quanto a menopausa pode ser uma fase conturbada na vida da mulher. Seus sintomas incomodam muito, sendo capaz de deixar por muitas vezes a pessoa irritada e sem paciência para desenvolver atividades simples do dia-a-dia. Para se livrar destes sintomas, muitas recorrem a reposição hormonal sintética, que pode trazer efeitos colaterais perigosos.
Porém, no mercado existem opções naturais que agem de forma menos agressiva, sendo mais seguras para a saúde. Um exemplo disso é a chia, uma semente de origem da América Central, rica em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. E ainda uma boa fonte de proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais e fornecem fibras solúveis e insolúveis.
A ingestão regular das sementes de chia pode ser uma grande aliada para a saúde, sobretudo para as mulheres que durante a vida passam por várias transformações no organismo. Os benefícios da chia começam pela prevenção da osteoporose, pois durante a menopausa, as taxas de cálcio no organismo tendem a reduzir e é necessário repor esse nutriente para que se previna a doença que deixa os ossos fracos e porosos. Nesta concepção, o consumo de chia na menopausa oferece uma excelente fonte de cálcio para a mulher, tornando os ossos mais resistentes e impedindo as fraturas decorrentes da doença.
As mudanças no metabolismo feminino causados pela menopausa fazem com que o organismo da mulher não consiga sintetizar as gorduras e açúcares como antes, podendo acarretar o surgimento de colesterol e diabetes, porém quanto a isso a chia também pode ajudar, pois é rica em Ômega 3 e estimula de forma geral as funções metabólicas, reduzindo o colesterol e os triglicérides e favorecendo a síntese dos açúcares.
Outro benefício está no controle das ondas de calor, um dos sintomas característicos da menopausa e que pode ocorrer a qualquer hora, interferindo nas rotinas, principalmente à noite na hora de dormir. A chia é riquíssima em ômega 3, ácido graxo que é capaz de combater essas ondas de calor e ainda atua como antioxidante no organismo, tendo também o efeito anti-inflamatório. E ao contrário do que muitos pensam, uma porção de chia de apenas 25 gramas já contém cerca de 400% do valor diário de ômega 3 recomendado para uma dieta balanceada.
A chia ainda pode ser aliada no combate do próprio desequilíbrio hormonal, por ser rica em magnésio atua diretamente no organismo regularizando o equilíbrio hormonal. Concluindo, não há dúvidas que o consumo de chia diariamente só traz benefícios para a saúde. Seja em grãos, farinha, flocos, gel ou até em cápsulas, ela é uma ótima opção para mulheres que desejam amenizar os sintomas da menopausa de forma natural sem pôr em risco a saúde.