As fibras são um tipo de carboidrato que o corpo não consegue diluir como ocorre com outros tipos de carboidratos e também não pode ser dividida em moléculas de açúcares, por isso não aumenta o índice glicêmico.
Presente na Pera, morango, Abacate, Maçã, Framboesa, Banana, Brócolis, Alcachofra, Quinoa, Amêndoas e muitos outros alimentos de origem vegetal, frutas e grãos, as fibras passam pelo organismo sem que sejam digeridas, fazendo uma limpeza no sistema digestivo e aliviando os movimentos intestinais, eliminando o mau colesterol e os agentes cancerígenos nocivos ao corpo.
As fibras podem ser divididas em duas categorias: solúveis e insolúveis. As solúveis, dissolvem em água e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, já as insolúveis não dissolvem na água e ajudam a adicionar volume as fezes. Muitos alimentos contêm fibras solúvel e insolúvel. Em geral, quanto mais natural e não processado o alimento, maior é a quantidade de fibras presente.
As fibras são ótimas para a nossa saúde pois contribuem para a saúde do coração e da pele, reduzem o risco de hemorroidas, de cálculos biliares e renais e o nível de colesterol, ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue, na manutenção do peso e na prevenção de alguns tipos de cânceres. Mas, mesmo trazendo tantos benefícios, estes alimentos não são indicados para consumo em excesso, o ideal é consumir de 20 a 40 gramas por dia.