É sempre bom ter vários tipos de condimentos na despensa, afinal, nenhuma pessoa deseja viver uma vida sem sabor. Entretanto, algumas vezes sabor em excesso, além de atrapalhar o gosto real dos alimentos, pode significar danos à saúde, como é o caso do sal, tempero mais popular do mundo e que dá aquele gostinho especial no alimento; se consumido dentro dos padrões ideais (2 gramas por dia), ajuda a equilibrar as células e transmitir impulsos nervosos, porém se consumido em excesso pode gerar diversos problemas à saúde como aumento do risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer no estômago, derrame cerebral e osteoporose.
O grande segredo para driblar esses problemas causados pelo consumo do sal é adotar na preparação dos alimentos outros tipos de temperos que ajudam a realçar o sabor e não fazem mal à saúde como o cominho que é nativo do mediterrâneo e pode ser encontrado em pó ou em grão. Esta especiaria tem propriedades digestivas, e é ideal para ser usado em pães, queijos, hambúrgueres e assados.
Confira alguns dos condimentos mais populares na culinária brasileira, dos quais você pode adaptar na cozinha, afinal a comida pode até estar sem sal, mas sem sabor nunca!
Tomilho - tem função diurética e antifúngica, o que ajuda na melhora do fluxo sanguíneo e alivia dores e rigidez musculares.
Páprica - o pó deste condimento é adquirido do pimentão vermelho seco e moído. Na forma doce ou picante, a especiaria contribui para reduzir dores e traz benefícios ao coração.
Alho - além de ter características anti-inflamatórias, antifúngicas e diuréticas, os dentes de alho ainda aliviam tosses, bronquite e resfriados.
Alecrim - esta erva exige solo rico em cálcio e clima seco para crescer, é antioxidante (ou seja, retarda o envelhecimento) e diurética. Também protege contra o câncer e auxilia a digestão.
Salsinha - conhecida também por salsa-de-cheiro, auxilia a suavizar dores no estômago, elimina gases e combate doenças do coração.
Cúrcuma - é a raiz da família do gengibre, é anti-inflamatória e anticancerígena. Uma colher de (chá) por dia é suficiente para deixar os alimentos mais saudáveis.
Orégano - suas folhas têm atuação antioxidante e evitam a hipoglicemia (baixa do açúcar no sangue). Em chás, alivia tosse, bronquite e cólicas intestinais.
Pimenta-do-reino - pode ser usada tanto em grão quanto moída. Além de saborosa, possui ação antioxidante e anticoagulante e ainda previne gripes e resfriados.
Cebola - previne tumores, impede a formação de coágulos, combate bactérias e fungos e fortalece o sistema imunológico.
Cebolinha - da linhagem da cebola, é rica em vitaminas A, B e C. Contém uma boa dose de enxofre, associado ao combate de doenças cardiovasculares.
Louro - o arbusto, do qual se usam somente as folhas, é nativo da Ásia, e um de seus principais benefícios é estimular o sistema digestivo.
Hortelã - rica em vitaminas A e C, cálcio, ferro e magnésio, retarda o envelhecimento. Na forma de chá, combate dores de barriga e prisão de ventre.