Todos os anos a popularidade da campanha mundialmente conhecida como Outubro rosa aumenta cada vez mais. Isso é muito importante para o cenário do câncer de mama no mundo, pois um diagnóstico precoce permite que mais pessoas consigam obter uma cura rápida e garantida.
E tomando atitudes simples no dia-a-dia é possível minimizar os riscos de um dos cânceres que mais mata mulheres no mundo, como:
Seguindo um estilo de vida saudável, incluindo manter o peso no intervalo normal (índice de massa corporal inferior a 25), sendo fisicamente ativo (pelo menos 30 minutos por dia de exercício de intensidade moderada), além de minimizar a ingestão de álcool (uma bebida por dia ou menos), e não fumar.
Para mulheres jovens prefira alimentar seus bebês pelo tempo que for possível. As mulheres que amamentam seus filhos durante pelo menos um ano no total têm um risco reduzido de desenvolver câncer de mama.
E para as mulheres na pós-menopausa: Evite a terapia de reposição hormonal, pois ela aumenta o risco de câncer de mama. Mas caso precisar tomar hormônios para gerenciar os sintomas da menopausa, evite aqueles que contenham progesterona e limite seu uso para menos de três anos.
Agora se você tem mais de 40 anos, é aconselhável a mamografia. A detecção precoce do câncer de mama oferece a melhor chance de uma cura.
Conheça seu risco. Informe o seu médico se você tem membros da família que tiveram câncer de mama, especialmente uma mãe ou uma irmã, e se eles tiveram câncer de mama antes de chegarem à menopausa porque seu próprio risco de câncer pode ser superior à média.