Não é novidade que o peixe é um alimento nutritivo e deve ser consumido, pelo menos, duas vezes por semana, substituindo outros tipos de carnes como, bovina, suína e aves. Mas, apesar da presença de vários rios no Brasil, da grande extensão do litoral brasileiro e a oferta gigantesca dos mais variados tipos de peixes no Brasil seu consumo ainda é muito pequeno.
Para que a alimentação fique mais rica e nutritiva, deve ser incentivado o consumo de peixe tendo em vista a diminuição da ingestão de ácidos graxos saturados, fortemente presente na carne bovina e o aumento de poli-insaturados, ômega 3, vitaminas e minerais.
Os peixes são ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo organismo humano), e possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior aos das carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, ou seja o organismo consegue, através de suas enzimas digestivas, degradar o alimento eficazmente e por consequência absorver grande quantidade dos nutrientes fornecidos por ele.
A porcentagem de lipídeos (gorduras) da maioria dos peixes encontra-se entre 0,2 a 23,7%. Essa quantidade varia de acordo com a espécie, sexo, idade, tipo de alimentação, estação do ano (verão ou inverno) entre outros fatores. Assim, eles podem ser classificados em:
Baixo teor de gordura: menor que 2%
Médio teor de gordura: de 2 a 5%
Alto teor de gordura: acima de 5%
Os peixes de carne clara como, por exemplo, bacalhau, badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado e pescada, proporcionam menor quantidade de lipídeo que os de carne escura como, por exemplo, atum, arenque, bagre, cavalinha, sardinha e salmão.
Outro grande benefício dos peixes em relação às carnes de boi e porco é a facilidade em seu preparo: os frescos cozinham em pouquíssimo tempo e podem ser usados em diversas preparações, como: ao molho, empanado, assado, ensopado, cozido, grelhado, frito e até mesmo cru. Também podem ser adquiridos em conserva, (exemplo sardinha em lata), resfriados, congelados e salgados (exemplo bacalhau) e defumados (exemplo arenque, salmão ou truta).
Visto todas as vantagens descritas, incluir ou aumentar o consumo de peixes é uma boa atitude para obter os benefícios que os seus nutrientes essenciais fornecem. E aqui no Sumerbol Supermercados você encontra uma grande variedade de peixes com garantia de qualidade e o melhor preço de Indaiatuba.