Você deve ter percebido que durante essa época fazemos facilmente a evasão de eventos sociais e escolhemos atividades caseiras, como filmes e séries acompanhado de um gostoso chocolate quente, uma prova prática de que estamos hibernando como ursos em nossas acolhedoras camas e casas durante o inverno. Esta tendência instintiva de hibernar ou se "esconder" do frio é uma possível razão pela qual podemos ganhar peso nessa estação. Nossos instintos primitivos florescem e nós sentimos a necessidade de abastecer as calorias e dormir mais, assim como os ursos que se preparam para a hibernação.
E para nossa tristeza, os dias são muito mais curtos nessa estação e isso significa que há menos luz solar para desfrutar e, essa falta também podem afetar nossos hormônios, em particular os hormônios do sono. E toda a sonolência, especialmente quando não é realmente hora de dormir, pode resultar em falta de energia, motivação e níveis mais altos de melatonina que tendem a aumentar o apetite.
Porém escolher a cama aconchegante ao invés de exercícios é apenas uma das razões pelas quais podemos ganhar peso no inverno. Pois em diversos momentos nos encontramos comendo mais e movendo-se menos durante os meses mais frios, o que, se mal controlado, pode levar ao ganho de peso. Os alimentos preferidos para essa época são os quentes, confortantes e densos, como os assados, massas, molhos cremosos, pudins e vinhos, uma alternativa é procurar versões menos calóricas desses alimentos, e consumir pequenas porções por mais delicioso que estejam, pois o consumo exagerado pode favorecer o acúmulo de gordura.